sábado, 29 de agosto de 2009

VIK MUNIZ


Exposição realizada no Museu Inimá de Paula
21 de agosto a 2 de novembro



Vik Muniz, é um artista brasileiro que foi capaz de olhar coisas cotidianas, para as quais as pessoas nao costumam dar importância, e com elas, recriar possibilidades de apresentar e perceber o mundo.
Dedicado inicialmente à escultura, Muniz percebeu que ao documentá-las através da fotografia encontrava um resultado artístico melhor aos seus propósitos do que com as esculturas em si, e desde então resolveu unir as duas coisas, às quais somou outras como desenho, pintura, colagem,etc.







Ele não apenas registra sua versão do mundo ao seu redor, mas o recria literalmente; usando materiais diversos, como papel picado, sucata, molhos, algodão, linha, chocolate, terra, diamante, entre muitos outros. A partir daí, surgiram algumas das obras presentes na mostra, como a monalisa dupla de geléia e pasta de amendoim, o soldado composto por inúmeros soldadinhos de brinquedo, a Medusa de macarrão e molho, retratos de atrizes compostos por milhares de pequenos diamantes, imagens de monstros compostos por caviar, imagens feitas com chocolate, retratos criados com açúcar, etc.



Vik, faz o espectador olhar os materiais ultilizados por ele, com outros olhos dando a estes um novo significado. A exemplo disso tem-se os trabalhos feitos com poeira e lixo.


O trabalho de Muniz, visualmente impactante, é facilmente apreendido tanto por um observador comum, quanto por um um olhar aguçado de um colecionador de arte. Sua obra convida o espectador a apreciá-la não apenas com os olhos, mas também experimenta-la de forma sinestésica. Seu trabalho dá asas à imaginação dos visitantes. Segundo Vik, " a arte não tem a ver com o que se diz, mas com a maneira de dizer..." .
Além das fotografias de Muniz, está sendo exibido no museu, um vídeo que mostra o processo criativo de algumas séries do artista, fazendo uma espécie de making of da construção de suas obras.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário